A AVEDA SE IMPORTA


AVEDA E ANIMAIS

A Aveda é uma marca cruelty-free. Não testamos em animais e nunca pedimos para que outros o façam. Nossos produtos são testados em pessoas. Ser uma marca cruelty-free é parte importante de nossa missão para cuidar do planeta em que vivemos e para aqueles com quem vivemos, e tem sido desde nossa criação em 1978. Procuramos dar exemplos de liderança e responsabilidade para cuidar, não só no mundo da beleza, mas em todo planeta. Nosso compromisso para cuidar de animais e o meio ambiente tem grande alcance: vivemos e respiramos esse cuidado.


NOSSAS MAIORES REALIZAÇÕES

Em 1989, fomos a primeira empresa a assinar o Ceres Principles for Corporate Responsibility, que clama pelo resguardo do planeta Terra e seus habitantes.

Enquanto os produtos da Aveda não são credenciados como vegetarianos ou vegan, a grande maioria dos nossos produtos não contém derivados de animais. Pouco de nossos produtos podem incluir ingredientes como cera de abelha, mel ou proteínas à base de trigo.

Nossa fábrica em Blaine, no Minnesota, é certificada pela National Wildlife Federation como habitat de vida selvagem. Trabalhamos com a NWF para criar placas de “dirija com cuidado” para ajudar a proteger a vida selvagem no nosso campus.

Trabalhamos com Audubon Minnesota para melhorar o habitat de ninhos nos terrenos do nosso quartel-general em Blaine, Minnesota. Isso inclui a construção de uma chaminé falsa, uma casa para andorinha-azuis, caixas de madeira para aninhar patos e casas para tordos.

Apoiamos também a iniciativa Upper Mississippi River Iniciative da Audubon através do programa Aveda Earth Month desde 2007, arrecadando fundos para tratamento de água de qualidade que ajuda a proteger e melhorar o habitat natural de pássaros e outros animais selvagens.

Ajudamos a conscientizar sobre a importância da conservação de criaturas polinizadoras ao patrocinar o Aveda Butterfly Garden (jardim de borboletas) no zoológico de Minnesota; um zoológico conhecido por seus esforços de conservação. Ao fornecer entradas grátis para o jardim, a Aveda ajuda a educar crianças sobre a importância de proteger borboletas e outros polinizadores.

Desde 2010, temos juntado celulares usados para que nossos trabalhadores possam doar para o Recycle for Rainforest Project, patrocinado pelo zoológico de Minnesota. Atualmente, os recursos deste programa apoiam os esforços de conservação do Goualougo Triangle Ape Project (GTAP) na República do Congo (Oeste africano).

Temos dado apoio ao resgate de animais durante desastres naturais, doando para o Animal Humane Society durante o furacão Katrina e ao National Wildlife Federation depois do desastre no Golfo do México.

Nosso network arrecadou mais de US$8 milhões na última década para organizações grassroots que ajudam a proteger plantas ameaçadas de extinção e seu meio ambiente, incluindo os animais que ali vivem.

Apoiamos o Endangered Species Act e, em 2006, enviamos mais de meio milhão de assinaturas de nosso network e visitantes para as Nações Unidas e a Casa Branca para demonstrar nosso apoio.

Praticamos jardinagem bee friendly em nosso quartel-general em Blaine, Minnesota, e fornecemos um refúgio para abelhas com acesso à comida livres de pesticidas, abrigo e água.

O papel feito à mão Nepal Iokta feito para nossos embrulhos de férias e durante o ano são certificadas Certified Wildlife Friendly® pelo Wildlife Friendly Enterprise Network. Nosso compromisso com o uso deste papel ajuda a proteger 34000 hectares de florestas, mantendo áreas importantes para 21 espécies em perigo de extinção, incluindo o lobo, o leopardo-das-neves e o iaque selvagem.

 

AJUDE A PESQUISA DE CÂNCER DE MAMA

Todo ano, durante o mês de consciência de câncer de mama, a Aveda lança uma edição limitada do best seller hand reliefTM creme hidratante, e doa US$4 do valor da compra de cada venda para The Breast Cancer Research Foundation (BCRF) para apoiar as pequisas cruelty-free. BCRF é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1993 por Evelyn H. Lauder e é a única organização americana dedicada estritamente para financiar pesquisas clínicas e genéticas sobre câncer de mama em institutos médios nos Estados Unidos. Para mais informação sobre o BCRF, visite o site bcrfcure.org.

 

APOIE PESQUISAS CRUELTY-FREE

Donations from Aveda are used to fund cruelty-free research exploring environmental causes and links to breast cancer such as exposure to toxic chemicals and pollutants. For many years now our funding has been directed to a specific research project at Columbia University in New York that studies the interaction between environmental exposures and genetic susceptibility to breast cancer. Future funds will support this or similar projects.


AVEDA E OS YAWANAWA

As pessoas da tribo Yawanawa, cultivadores das lindas sementes de urucum, vermelho-alaranjadas, trabalham em conjunto, em prol do crescimento e renovamento com o apoio da Aveda.

No alto do Rio Amazonas, seguindo o Rio Gregório, se encontra a terra do povo Yawanawa, uma comunidade indígena que vive em terras de 92,859 hectares de floresta tropical ancestral e clareiras de comunidades ribeirinhas e campos de caça.

A história da fonte de urucum distinta de Aveda é a história de ressurgimento dessa comunidade indígena, que usa o pigmento vibrante laranja-avermelhado para desenhos tradicionais de rosto e corpo e inspirou a Aveda quando seu fundador conheceu o povo Yawanawa a mais de 20 anos atrás. Desde então, a Aveda procurou usar esse material em vários produtos e embalagens em momentos diferentes, e criou um relacionamento com os Yawanawa que viu muitos sucessos e desafios importantes.

 

A HISTÓRIA YAWANAWA

A comunidade tem lutado desde o fim do século 19, quando os seringueiros tomaram as terras ancestrais dos Yawanawa, desenvolveram plantações de borracha na floresta, e forçaram os Yawanawa a trabalhar. Durante esse período, missionários tentaram convertê-los para o cristianismo e reprimiram sua cultura e seus rituais tradicionais. Durante gerações os Yawanawa lutaram para manter sua comunidade e suas tradições de muitos séculos intactas. O declínio do mercado de borracha natural na metade do século 20 fez com que muitos Yawanawa - que haviam se tornado dependentes do trabalho constante e menos dependentes de seus métodos de caça e cultivo tradicional - deixaram seus vilarejos para procurar emprego nas cidades maiores do Brasil, se distanciando cada vez mais de sua cultura tradicional.

Os primeiros sinais de mudanças positivas começaram em 1984, quando missionários escolheram um jovem chamado Biraci Brasil para se juntar a eles. Biraci, membro da tribo Yawanawa, foi para uma cidade próxima de Rio Branco para estudar. Lá, ele descobriu leis que garantem direitos para os povos indígenas, e uma agência governamental que foi criada para supervisionar questões indígenas. Biraci voltou à comunidade com provas de que o seu povo tinha direito sobre as terras que foram tomadas e liderou os Yawanawa na luta para retomá-la. Em 1987, Biraci foi eleito líder de sua tribo e subsequentemente ajudou a comunidade a conquistar independência da indústria da borracha e dos missionários.

Por conta da dependência na indústria seringueira que havia se desenvolvido por quase um século, foi muito importante para os Yawanawa desenvolver meios para conquistar independência econômica para que a comunidade possa voltar para a sua terra natal e restabelecer tradições e culturas tribais.

OS YAWANAWA E AVEDA CONSTRÓEM SUA RELAÇÃO

Foi neste contexto que Aveda e os Yawanawa tiveram seu primeiro encontro, entre Biraci e Horst Rechelbacher, fundador da Aveda, na primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento no Rio de Janeiro, em 1992.

O pigmento urucum - que vem das sementes de uma fruta espinhosa - é vital para a vida espiritual e cultural dos Yawanawa. O pigmento os ajuda a expressar sua individualidade, e, em cerimônias especiais, eles o usam para pintar a pele com padrões geométricos complexos, símbolos tribais importantes, ou espalham o urucum uniformemente nos seus corpos. Cada desenho é único e cada pessoa é um artista. Foi esse uso criativo e maravilhoso do urucum que trouxe a Aveda para os Yawanawa como fonte especial do urucum.

Por mais que o urucum seja um pigmento barato, cultivado comercialmente por outros em áreas tropicais, a Aveda escolheu trabalhar com essa comunidade por conta do nosso compromisso em apoiar o cultivo tradicional, assim como ajudar a proteger as culturas indígenas e sua profunda sabedoria, como o conhecimento íntimo de botânica.

A conversão do uso tribal tradicional de colheita selvagem para o cultivo intencional da matéria-prima não foi um processo fácil. Durante os primeiros 10 anos, pouco urucum foi produzido enquanto a produção e processamento foi desenvolvidos e aprimorados, e um processador de fora foi identificado. Durante esse período, houve uma mudança de liderança na comunidade e Tashka Yawanawa, membro jovem da tribo, que estudava administração em uma cidade próxima, foi selecionado para liderar a tribo.

Durante os anos 2000, sob a liderança de Tashka, muito progresso foi feito, restabelecendo mais a cultura tradicional, medicina moderna, melhorias em alimentação e - muito importante para a tribo - conseguir oficialmente a posse de suas terras.

Durante esse tempo, os Yawanawa conseguiram fornecer uma fonte confiável de urucum para a Aveda, para uso em vários produtos cosméticos e para embalagem. No entanto, em 2008 houve uma separação de liderança. Enquanto os Yawanawa continuam firmes no seu compromisso de preservar a terra, alguns seguem Biraci enquanto outros seguem Tashka.


BENEFÍCIOS - E DESAFIOS - DESSA RELAÇÃO

Os Yawanawa atribuem muitas de suas conquistas à assistência que tiveram da Aveda durante os muitos anos trabalhando juntos.

• Restabelecer e fortalecer a cultura tradicional Yawanawa, marcada pela publicação do primeiro livro em sua língua nativa e a produção do vídeo “Yawa”, que explica sua cultura para o mundo.

• Desenvolvimentos diversos da comunidade, incluindo uma plantação de urucum em uma nova comunidade, Nova Esperança, equipamentos para processamento de urucum, escolas, assistência pedagógica para estudantes frequentarem faculdades, um ambulatório para tratamento de malária, um poço de água potável fornecido usando fundos do Mês da Terra, melhorias em alimentação através de novas práticas de cultivo, e, recentemente, arrecadação para um programa de conversão de motorers para o uso de biodiesel para transporte pelos rios.


Para Aveda, o relacionamento com os Yawanawa trouxe muitos benefícios, entre os quais:

• Aprender a trabalhar em conjunto com comunidades tradicionais, componente-chave para o relacionamento da Aveda com cadeias de fornecimento mais amplas;

• Adquirir conhecimento sobre e se envolver com culturas indígenas mundo afora através de engajamentos das Nações Unidas;

• Ver o progresso do povo Yawanawa e compartilhar este progresso com nossos clientes;

• Integração dos materiais tradicionais e designs artísticos nos nossos produtos e embalagens.


Este relacionamento teve, também, vários desafios ao longo dos anos:

• A conversão do uso tribal tradicional de colheita selvagem para o cultivo intencional da matéria-prima não foi um processo fácil. Durante os primeiros 10 anos, pouco urucum foi produzido enquanto a produção e processamento foi desenvolvidos e aprimorados, e um processador de fora foi identificado.

• A visão original de ajudar os Yawanawa a desenvolver um negócio sustentável não se realizou, em grande medida por conta da distância de sua localização e a dificuldade de acesso para mercados em potencial.

• A produção de urucum foi interrompida depois de uma divisão em liderança em 2008. As aldeias que escolheram seguir Tashka organizaram uma nova cooperativa chamada Associação Sociocultural Yawanawa (ASY), que trabalhou para desenvolver um novo fornecimento de urucum para a Aveda. Durante este período, a Aveda não recebeu urucum cultivado pelos Yawanawa para uso em seus produtos e tem tido que depender em outros fornecedores.


Enquanto esse relacionamento tem tido desafios ao longo dos anos, ele continua a evoluir e é uma história incrível sobre uma empresa e uma comunidade indígena trabalhando juntos para proteger a biodiversidade ancestral da floresta tropical na Amazônia.
 

OLHANDO PARA FRENTE

A Aveda continua apoiando o desenvolvimento de novos fornecedores de urucum nas comunidades que compõem a Associação Sociocultural Yawanawa (ASY), para compensar aquelas comunidades pelo uso de suas imagens em comunicações da marca, e para financiar outros projetos na comunidade. Ao mesmo tempo, a Aveda tem trabalhado com todos os povos Yawanawa para identificar oportunidades futuras para que possam atingir independência econômica e sustentabilidade. Apesar de estar ainda no começo deste processo, novas oportunidades de “serviços do ecossistema” para se sustentarem e protegerem a floresta intocada estão sendo exploradas - por exemplo: captação de carbono, proteção de biodiversidade e bacias hidrográficas. A Aveda continuará a trabalhar e apoiar todos os Yawanawa para atingirmos um resultado de sucesso a longo prazo para nosso relacionamento incrível de 20 anos.

 

*A compra de papel da Aveda ajuda 4900 fabricantes de papel a terem remuneração de junho de 2015 a junho de 2016.

**A taxa de sobrevivência relativa de 5 anos para mulheres diagnosticadas com câncer de mama localizado (câncer que não se espalhou para os linfonodos ou outros locais fora das mamas) é de 98%; se o câncer se espalhar para linfonodos próximos (estágio regionais) ou para linfonodos distantes ou órgãos (estágio distante), a taxa de sobrevivência cai para 84% e 24% respectivamente. Fonte: www.bcrfcure.org/breast-cancer-statistics.